No mundo da produção industrial, muitas são as ferramentas usadas na busca pela excelência.
Vivendo a produção industrial e a prestação de serviços nos mais diversos seguimentos, posso dizer que, na essência, a produção enxuta pode ser usada também na fabricação de peças e equipamentos em PRFV como tanques cilíndricos e prismáticos, tubos e conexões, peças especiais, comportas, vertedores, calhas e pultrudados, bem como em serviços de recuperação interna de tanques (reliner), laminação, reparo e pintura de superfícies.
É dessa forma que todos trabalhamos na MC Fibra.
Agora, como sei que estou fazendo o melhor?
Por ter forte tendência a produção enxuta, a MC Fibra apoia suas ações da seguinte forma:
Em linhas gerais essa “CASINHA” pode ser lida como padronização fundamentando tudo o que é feito pelo capital intelectual a partir de impulsos de nossos parceiros, respeitando as bases estabelecidas, sem torná-las engessadas e priorizando o que consideramos importante.
Para tornar mais fácil a compreensão de todos, tentarei exemplificar como a MC Fibra busca ir nessa direção, tomando projetos onde desenvolvemos a solução e fabricamos equipamentos em PRFV.
Primeiro Contato – a incerteza toma conta e tudo pode dar errado.
Seja com uma ligação ou com uma mensagem, nossos clientes pedem toda a gama de produtos em PRFV, indiferente a estarem em nosso portifólio de produtos como os tanques, os pultrudados, tubos e conexões ou mesmo guaritas, paralamas e outros que não estão.
Tratamos essa diversidade de informações de maneira clara e objetiva colocando questões padronizadas e formalizando o contato com a área técnico comercial através dos e-mails [email protected] e [email protected] .
Aproveito essa deixa para falar um pouco sobre “PADRONIZAÇÃO” – Ela pode ser vista ao longo de todo o projeto determinando a melhor maneira conhecida hoje para executar o que precisa ser feito.
Nesse momento é crucial que o capital intelectual esteja bem preparado e execute o padrão na integra. As “perguntas certas” são feitas aos nossos clientes e a relação começa a ganhar crédito estreitando a relação.
Elaboração e aprovação da proposta Técnico Comercial – Primeiro momento divisor de águas.
A proposta apresentada ao cliente da MC Fibra é pautada na melhor solução possível a ambas as partes. Nesse momento a relação cliente fornecedor começa a mudar para parceria e por conta disso abordarei a “MELHORIA CONTÍNUA”.
De um lado temos a MC Fibra capaz de fabricar as mais diversas soluções em fibra de vidro e do outro temos o cliente que detêm as informações que impulsionaram a proposta.
A soma positiva dos conhecimentos das partes tornará melhor cada passo dado em direção a solução. Em outras palavras, partimos de um cenário inicial que foi superado pelo próximo e que será superado pelo seu sucessor quando fechamos a proposta e damos início a fabricação.
Transformando o projeto em um equipamento – A fabricação e entrega, segundo momento divisor de águas.
Claro que cada projeto tem sua peculiaridade e as etapas podem mudar. Produzir tanques de fibra de vidro não é a mesma coisa que perfil pultrudado ou tubulação de fibra de vidro. Por isso, abordaremos essa etapa sob o olhar de um projeto desenvolvido com nosso parceiro High Voltage Equipment – HVEX. Nele chegamos até a etapa de fabricação e frete FOB e ficamos disponíveis a eventuais serviços de pós-vendas. A instalação não faz parte do projeto.
Com o projeto aprovado, passamos a elaborar a versão final do desenho chamada “certificada” tendo o crivo de nosso parceiro. Documento técnico mais importante do projeto, referência tudo que faremos daqui para frente, permitindo até a compra dos materiais que serão usados nesse processo.
Dados os impulsos de compras e recebidos os materiais primordiais, iniciamos a fabricação do equipamento propriamente dito, que nesse caso, envolve um tanque flangeado nas duas extremidades e um suporte para fixação de outros implementos. A simplicidade da descrição não mostra a complexidade na execução e aplicação… Assim, abordarei as duas colunas da “CASINHA”: “PRODUÇÃO BASEADA NO CONSUMO” e “CORRETO A PARTIR DE MIM”.
A quantidade de informações e materiais que chegam a produção é muito grande e pode causar “ruídos” desnecessários ao processo de fabricação.
Portanto, se conseguirmos traduzir as demandas dos parceiros em ritmo de produção executaremos todas as tarefas do dia a dia de uma produção sem grandes dificuldades.
Em todos os casos, mas com ressalvas a esse projeto por suas características de aplicação, cabe atenção especial ao seguimento exato do desenho.
Qualquer desvio como inserção de “carga”, utilização de resinas com outras características que não as recomendadas pelo desenho e dimensionais fora do especificado, podem representar um grande problema.
Por isso, fazer o que está especificado e acordado garante o sucesso do projeto.
Cumprindo essas e muitas outras etapas do processo de relacionamento entre duas companhias, vamos na direção de criarmos parceiros…
E é por buscar de maneira persistente a excelência e contar com parceiros como a High Voltage Equipment – HVEX, que vencemos todas as dificuldades e conquistamos o título de “FORNECEDOR CLASSE A”.
Obrigado HVEX pelo reconhecimento…