Parte da nossa missão é educar nossos parceiros quanto a conhecimentos técnicos dos nossos processos. Dessa forma, A MC FIBRA começou uma sequência de posts que abordam tal tema. Usaremos nossa página no LinkedIn e nosso blog para compartilharmos essas informações. Hoje, falaremos sobre materiais compósitos:
O que São Materiais Compósitos?
Materiais compósitos desempenham um papel fundamental em diversos setores, sendo verdadeiras estrelas da engenharia e da indústria. Em termos simples, materiais compósitos são criados combinando dois ou mais materiais distintos para formar uma nova substância. O compósito apresenta propriedades únicas e superiores às dos materiais que o compõem.
As partes essenciais de um material compósito são:
1️⃣ Matriz: Geralmente, é um polímero, como resina ou plástico. A matriz envolve e suporta os outros materiais.
2️⃣ Reforço: Normalmente, são fibras, partículas ou outras formas de reforço. Estas são incorporadas à matriz para aumentar a resistência, rigidez e outras características desejadas.
Materiais compósitos são conhecidos por serem leves, resistentes, duráveis e altamente adaptáveis às necessidades específicas de diferentes aplicações. Além disso, têm um forte apelo ambiental, pois podem reduzir o peso e o consumo de energia em produtos, contribuindo para uma pegada de carbono mais leve.