O que é o Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB)?

“O Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB) consiste no planejamento integrado do saneamento básico considerando seus quatro componentes: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, coleta de lixo e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, e possui o horizonte de 20 anos (2014 a 2033). 

O Plansab foi aprovado pelo Decreto n° 8.141 de 20 de novembro de 2013 e pela Portaria Interministerial n° 571 de 05 de dezembro de 2013 e sua elaboração foi prevista na lei de diretrizes nacionais para o saneamento básico – Lei nº 11.445, regulamentada pelo Decreto nº 7.217 – Devendo ser avaliado anualmente e revisado a cada quatro anos.”

Informação extraída de: https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/saneamento/plansab em 06/04/22 às 08h/49

 

Soluções MC Fibra para estações de tratamento de água (ETA) e esgoto (ETE)

Pensando nisso, a MC Fibra tem buscado parcerias objetivando o desenvolvimento e/ou fabricação de soluções em apoio ao PLANSAB.

Uma de suas últimas conquistas foi a parceria com o Consórcio Nova Guandu onde ficou firmado contrato de fornecimento de calhas para estação de tratamento.

Além do desenvolvimento da solução técnica para as calhas considerando desde sua fabricação, passando pelo manuseio, transporte, instalação e utilização, a parceria coloca em prática temas como padronização e melhoria contínua.

Após o desenvolvimento e aprovação do projeto das calhas, tivemos o sinal verde para fabricação do primeiro lote de peças, o que lançou sobre nossa estrutura industrial o desafio de conciliar a compra de insumos, a fabricação das calhas e sua armazenagem até a liberação para entrega.

“Mesmo tendo uma equipe preparada para esse desafio, nossa maior dificuldade estava na movimentação e armazenamento dos produtos acabados, uma vez que a área de nossa fábrica não cresceu proporcionalmente ao volume dos itens comprados por nossos clientes” – diz Carlos Souza, Diretor Industrial da MC Fibra.


Dessa forma, cada uma das etapas do processo foi pensada para driblar as restrições de espaço e tomamos as seguintes ações:

Entrega fracionada de matéria prima – nossos fornecedores nos ajudaram mantendo em seus estoques nossa matéria prima e entregando conforme eram consumidas

Minimização de movimentações – mesmo tendo aplicado o conceito de que movimentação não adiciona valor ao produto, temos espaço aqui para melhoria dos métodos de fabricação e a lição aprendida trouxe redução de movimentação de 15 metros por peça. Para que você tenha uma ideia do que isso representa, imagine uma calha com 5 metros de comprimento e 70Kg de massa sendo movimentada por 35 metros até estar posicionada para o carregamento do caminhão. Agora imagine que movimentaremos somente 20 metros.

Plano de embalagem – aqui cabe grande melhoria. Tanto no carregamento como no descarregamento nos deparamos com dificuldades de içamento e nosso novo plano de embalagem bem como um novo dispositivo pensado para otimização desses processos serão implementados no próximo lote.

E a MC Fibra não para por aí. Além dos investimentos em soluções de produção que permitirão otimizações dos processos de fabricação de peças e equipamentos para o segmento de saneamento básico como tubos, conexões, comportas, etc, outras ações estão sendo tomadas no sentido da melhoria contínua de nossos produtos e serviços obtendo cada vez melhores resultados dos indicadores de segurança e meio ambiente, qualidade do produto e da entrega e custos.

Entre em contato conosco e traga-nos o seu desafio.

[email protected] / [email protected]